segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Renata Rabello, Desenhe sua Faixa

Renata Rabello

Renata Cruz Rabello é formada em arquitetura, com dupla formação em engenharia civil pela POLI. Atua como calculista e projetista de estruturas e participa de grupos de estudo na organização Ciclocidade, que discute atualmente a melhoria do acesso de pedestres e ciclistas nas travessias das pontes de São Paulo.

Como nasceu o Desenhe sua faixa?

Renata: O Trabalho Final de Graduação na FAUUSP, com título "Desenho urbano de passarelas: o percurso do pedestre nas travessias do rio Pinheiros", permitiu contato aproximado à situação do pedestre na cidade de São Paulo. O foco da pesquisa teve como objetivo viabilizar a transposição do rio de maneira segura e humana. A conclusão da análise pontuou característica comum entre as travessias: a prioridade do automóvel em detrimento das pessoas. Assim nasceu o Desenhe sua faixa, ferramenta na qual a experiência de cada um pode melhorar a cidade, sinalizando pontos onde a faixa de pedestres seja imprescindível.

Quando o assunto é faixa de pedestres, há muito o que se melhorar em São Paulo?

Renata: Com certeza há muito o que melhorar, principalmente quanto ao respeito dos motoristas às faixas de pedestres, fundamental para garantir a travessia segura. A partir do aprimoramento das sinalizações demonstra-se que a cidade é feita para as pessoas, valorizando parte integrante do trânsito da cidade muitas vezes ignorado: o pedestre.


Desenhe sua faixa utiliza a plataforma Cidadera para reunir demandas de faixas de pedestres na cidade de São Paulo.

Acesse o Desenhe sua faixa
https://desenhesuafaixa.cidadera.com